Carteira de motorista na Itália - Como trocar?

Atualizado: 17 de Dez de 2019

A Itália tem algumas regras distintas de outros países da Comunidade Europeia que acaba gerando dúvidas quando falamos de CNH Brasileira.

Vai se mudar para a Itália ou viajar a turismo? Veja tudo que precisa saber sobre as regras Italianas.


TURISMO: POSSO DIRIGIR COM A CARTEIRA DE MOTORISTA BRASILEIRA NA ITÁLIA?


Diferente de alguns países da Comunidade Européia, a CNH Brasileira sozinha, não é válida nas belas estradas Italianas.

De acordo com o artigo 135 do código de estradas Italiano, estrangeiro de um país que não faça parte da Comunidade Europeia, além de portar a Carteira de Motorista do seu país deverá portar também uma tradução oficial para o Italiano ou uma Permissão Internacional para dirigir (PID) válidas.

Caso você seja parado em alguma estrada sem um desses documentos, poderá pagar uma multa entre 400,00 e 1600,00 euro além de ser possível ter a apreensão do veículo.


PID - COMO FAZER E QUANTO CUSTA?


A PID é basicamente a tradução da sua CNH em várias línguas. Esse documento permite que cidadãos brasileiros possam dirigir nos países que fazem parte da convenção de Viena.

A PID - Permissão Internacional para dirigir pode ser emitida no DETRAN em até sete idiomas (inglês, alemão, árabe, espanhol, francês, russo e chinês).


Clique aqui para ver a lista dos DETRANs


Isso mesmo, no Brasil a PID não é emitida em Italiano o que significa que se a sua viagem for para a Itália, ao fazer a PID deverá portar também a tradução juramentada para o Italiano da PID.

Para emitir a PID, procure o mesmo DETRAN que emitiu a sua CNH, valide com antecedência os documentos exigidos além da CNH válida e os custos que podem variar de acordo com cada estado.

A PID é válida por 3 anos ou até o vencimento da sua CNH, o que acontecer primeiro e os preços podem variar muito em cada estado.

Como a lei Italiana diz que você pode portar a PID ou uma Tradução juramentada da sua CNH, avalie os custos do que será mais interessante fazer e provavelmente, será a tradução da sua CNH.

Caso a sua roadtrip, inclua mais países avalie o que será mais interessante de acordo com a regra de cada país, nesse caso a PID pode ser interessante por cobrir mais países.


VOU MORAR NA ITÁLIA, COMO TROCAR A MINHA CARTEIRA DE MOTORISTA?


Desde fevereiro de 2019, o modelo novo da CNH Brasileira passa a ser válida para a conversão na Itália sem a necessidade de testes teóricos ou práticos.

Muitos brasileiros aguardavam por essa notícia desde Janeiro de 2018 quando foi feito o acordo entre os países mas por uma falha, não previa todos os modelos de CNH.

Continuam sendo válidas as categorias A e B.

Entre em contato para solicitar informações sobre assessoria de documentos.


O ponto de atenção é que a troca só pode ser feita se você tem menos de 4 anos de residência no país, depois desse prazo, precisará passas pelo processo completo com aulas e testes teóricos e práticos.


Observação: A CNH deve ter sido emitida no Brasil antes da data do seu pedido de residência na Itália

PROCEDIMENTO PARA A TROCA DA CNH BRASILEIRA NA ITÁLIA


Em cada província Italiana, você vai encontrar um escritório da Motorizzazione Civile que é o órgão responsável pelo controle de veículos e condutores da Itália. Procure a Motorizzazione da cidade onde você pediu sua residência e leve todos os documentos:


- Tradução oficial da CNH brasileira para o italiano - feita por um tradutor registrado na Itália

- CNH Brasileira válida

- Cópias da Carta d'identità Italiana

- Codice Fiscale


Pode ser necessário:


- Permesso de soggiorno se for o seu caso

- 3 fotos para documentos (fototessera)

- Certificado médico – que deve ser emitido pelo médico de base

- Comprovante do pagamentos de duas taxas (conferir valor)

- Preenchimento de formulário próprio para essa solicitação


Como essas regras podem mudar e também variar de acordo com a cidade, recomendamos que seja sempre consultada antes a Motorizzazione da sua cidade.


Ao concluir essa etapa, a motorizzazione ficará com a sua CNH Brasileira retida e te entregará uma permissão provisória para dirigir em solo Italiano com validade de 30 a 90 dias até que sua carteira italiana seja entregue.


QUANTO CUSTA?


O valor pode variar também de acordo com a cidade mas a média dos casos que temos acompanhado esta em 250 euros para o processo completo.


COMO TIRAR UMA CARTEIRA DE MOTORISTA ITALIANA?


Se você ainda não tem Carteira de motorista Brasileira ou se já esta há mais de 4 anos residindo na Itália, você terá que fazer o processo completo para ter a sua carteira de motorista na Itália que se chama, patente di guida.


Comece o processo procurando a autoscuola, você será orientado a fazer o exame médico, será obrigado a cursos no mínimo 6 horas de aula prática e depois, poderá fazer os exames teórico e prático.

O custo aproximado para tirar a sua patente di guida é de 800 euro, variando também de acordo com a cidade.


Será necessário para os testes um nível muito bom de fluência no idioma, prepare-se para estudar pois não é um teste fácil e por se tratar de outra língua fica ainda mais desafiador.

São 40 questões onde o candidato pode errar apenas 4 e você tem 30 minutos para concluir o teste.





Vai se mudar para outro país e tem dúvidas sobre como tirar a carteira de motorista? Deixe um comentário com o nome do país e acompanhe novos posts.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com