Cidadania Italiana - Passo a passo

Atualizado: Ago 7

Somos milhões de descendentes de italianos no Brasil e por isso, muitos brasileiros sonham em reconhecer a sua cidadania italiana, seja para estudar, morar, trabalhar na Itália ou em outro país da Europa.


Por enquanto, a Itália é um país com regras bem flexíveis, diferente da maior parte dos outros países da União Europeia.

Na regra atual, se você tem um antepassado italiano, independente do grau de parentesco, você pode requerer o seu conhecimento.

Isso mesmo, pode ser o bisavô do seu bisavô, isso porque a Itália ainda não impõe um limite de gerações.

Existem muitas conversas, boatos, discussões em torno dessa lei, mas por enquanto, nada oficial.


REGRA BÁSICA - ENTENDA OS DIREITOS


Todos os homens nascidos na Itália, passam automaticamente a nacionalidade italiana a todos os seus filhos, não importa onde eles tenham nascido.


Todas as mulheres italianas que tiveram filhos depois de 1 de janeiro de 1948, também passam automaticamente a nacionalidade aos seus filhos.

Para as mulheres que tiveram filhos antes de 1948, existe um processo hoje via judicial que reconhece esse direito, falaremos dele em outro artigo.


Para requerer o reconhecimento da sua cidadania, você precisa reunir todos os documentos dos seus antepassados: Certidões de nascimento, casamento e óbito (sempre que aplicável) até chegar nos seus documentos.


A dificuldade começa quando não sabemos onde está algum documento e será preciso pesquisar, nesse caso alguns profissionais poderão ajudar.

POR ONDE COMEÇAR?


Basicamente, o processo de reconhecimento de cidadania consiste em montar a pasta de documentos que comprovam o seu direito.

Depois dessa etapa, você terá 3 formas de fazer esse pedido:


Nos consulados italianos (onde você mora), diretamente na Itália caso esteja disposto a se mudar, via judicial para alguns casos específicos.


Nos próximos artigos vamos falando um pouco sobre cada etapa desse processo.


Quer reconhecer a sua cidadania e tem dúvidas? Entre em contato conosco. Por: Equipe Imigrei

Categorias: Cidadania italiana | Dupla cidadania


Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto.

O conteúdo deste post foi desenvolvido pela nossa equipe e temos como principal critério, a relevância do assunto para nossos leitores. Prezamos pela transparência e sempre que houver qualquer vínculo comercial ou parceria estabelecida, informaremos.

Nos preocupamos muito com a qualidade da informação e por isso, nossos artigos são feitos com base na nossa experiência de vida, de atendimento a clientes na nossa assessoria e contamos sempre com o apoio dos nossos profissionais nas áreas técnicas. Todas as dicas servem como referência e não devem ser consideradas como aconselhamento jurídico pois cada caso tem as suas particularidades, para assessoria, entre em contato conosco e teremos prazer em atendê-lo.

PARCEIROS

Seguro viagem obrigatório para entrar na Europa Se você está de mudança ou a turismo, o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa e pode ser um problema na imigração. Em parceria com a Seguros Promo, garantimos aos leitores a melhor cotação e a tranquilidade de um bom atendimento.

COTAR SEGURO →

Seja indenizado por problemas de atraso ou cancelamento no seu voo.

Nosso parceiro AirHelp pode te ajudar a receber uma indenização, sem muita burocracia e com custo apenas em caso de sucesso. Entre em contato.

PEDIR INDENIZAÇÃO →

E-BOOK

Preocupado com a crise trazida pela pandemia do Coronavírus? Preparamos um e-book com dicas de como superar os problemas gerados pela pandemia.

Receba o seu gratuitamente.

PEDIR E-BOOK →

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com