Cidadania Italiana, veja as principais vantagens

Atualizado: Mai 27

Só em 2018, foram quase 265 mil solicitações de reconhecimento de cidadania italiana, feitas por brasileiros e esse número só aumenta.

O Brasil tem aproximadamente 30 milhões de descendentes de Italianos, teoricamente todos têm direito à pedir o reconhecimento de cidadania.


Não é a toa que o governo tem dificultado o processo nos últimos anos. Essa demanda acabou aumentando muito em solo italiano, sobrecarregando os serviços públicos e causando um incomodo, já que a maioria das pessoas querem a cidadania italiana para viver em outro país da Europa ou Estados Unidos.


Quer saber se você tem direito? Veja nosso post detalhado sobre isso clicando aqui.


Afinal, quais as vantagens de ter cidadania italiana reconhecida?




1. Transmissão da cidadania aos descendentes


Uma grande parte das pessoas que buscam o reconhecimento da cidadania, querem deixar de herança para os filhos. Caso os filhos sejam menores de idade, o processo é realmente muito fácil mas ATENÇÃO: Para os filhos maiores, deverá ser feito todo o processo de reconhecimento, seja na Itália ou nas longas filas do consulado.

Se pais de filhos maiores, não tiverem interesse em usufruir desse reconhecimento, recomendamos fazer diretamente do filho poupando custos desnecessários.

Infelizmente nem todas as assessorias esclarecem isso e algumas pessoas acabam pagando pelo reconhecimento dos pais achando que só assim poderão passar aos filhos.


Hoje, a lei italiana permite que um neto ou bisneto por exemplo, peça o reconhecimento sem a necessidade de todos os ascendentes terem feito o processo também.


2. Trabalhar na Europa e expatriação


Esse ponto também atrai muitas pessoas pois com a cidadania italiana, você poderá trabalhar em todos os países da comunidade europeia, de forma legal com os mesmos direitos e deveres de quem nasceu na Europa.

Isso ajuda desde o momento de busca ou até de tentar uma transferência pois as empresas não terão despesas administrativas, nem tantas burocracias para contratar alguém de fora da comunidade europeia.

Na Itália, você poderá inclusive prestar concursos.


3. Estudar na Europa


Para quem quer estudar na Europa é certamente um bom investimento. O acesso aos programas escolares, graduação e pós graduação são muito mais simples para cidadão europeu. Em alguns países, os valores das mensalidades também são menores.


4. Viver na Europa


Com a cidadania italiana você não precisará de visto para viver em nenhum país da comunidade europeia, simplificando e muito o processo de registro. Além disso, você pode escolher onde morar sem a preocupação de como irá se legalizar no país.

Muitas pessoas acabam gastando fortunas para manter cursos, vistos de empreendedores e outras formas de legalizações que exigem dinheiro, tempo e paciência.

Como cidadão italiano, se você for morar em Portugal por exemplo, bastará se registrar na chegada e partir para os documentos básicos do país.


5. Legalização de familiares


Se você vai morar na Europa com família, o processo é mais simples para os dependentes também, como cidadão europeu, seus familiares possuem o direito garantido de viver junto com você em qualquer lugar.


Não será necessário nenhum processo de visto, apenas os procedimentos de regularização na chegada e documentos obrigatórios a todos.


6. Vistos para morar em países fora da Europa


Alguns países tem programas de legalização para europeus muito mais favoráveis do que para brasileiros.É o caso dos Estados Unidos onde as regras são bem mais razoáveis.


7. Vistos de turismo


O passaporte italiano tem acordo com mais de 150 países para livre circulação de cidadãos, nesse ponto ele é um dos melhores do mundo.

Dentro da Europa você pode inclusive viajar apenas com o seu RG europeu podendo ficar quanto tempo quiser em cada país.

Para os nômades sem dúvida é um grande benefício, lembre- se apenas de conhecer as leis do país para saber a partir de quanto tempo em solo, se tornará residente.


Custo x Benefício


Considere que fazer o processo de reconhecimento de cidadania italiana, é algo muito sério, pois te torna cidadão de um país com direitos e deveres.


O processo é burocrático, caro e pode ser bem demorado dependendo de como estiverem os documentos. É importante seguir as leis dos dois países, trabalhar com empresas de confiança evitando gastos desnecessários e ainda, paciência para que tudo seja feito corretamente.


Considere os benefícios e seu plano de vida assim, ficará mais fácil concluir se vale a pena esse investimento financeiro e de tempo.


Planeje-se para fazer o processo antes de precisar e não correr riscos desnecessários.








  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com