Cidade do Porto

Atualizado: Ago 7

Como é a vida na segunda maior cidade de Portugal?


Com pouco mais da metade da população de Lisboa, Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal com aproximadamente 237 591 habitantes subdivididos em 7 freguesias.


RIO DOURO


Porto é uma cidade às margens do Rio Douro, ela é conhecida pelas suas belas pontes e mundialmente famosa pelo vinho do Porto.

Com um baixo índice de criminalidade, bons serviços públicos e mais oportunidades de trabalho que muitas outras cidades em Portugal, o Porto tem sido cada vez mais procurado para viver.

Com isso o preços dos aluguéis tem aumentado nas mesmas proporções.

Vamos falar então sobre como é viver nessa cidade tão desejada.


ALUGUEL


Aqui vamos falar de uma lei da economia muito conhecida: "A lei da oferta e da procura".

Quanto mais pessoas procuram pelo mesmo produto, mais o valor desse produto sobe. Portugal em geral tem passado por isso nos últimos anos, na cidade do Porto não é diferente.


Até 2016 era possível alugar um apartamento com aproximadamente 500,00 euros, valor que hoje é praticamente impossível.

Uma opção é se distanciar um pouco do centro e buscar imóveis nos arredores do Porto. As cidades mais procuradas têm sido Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Rio Tinto, Valongo, Maia.


O ideal é entender como será a sua rotina, local de trabalho e depois se estabelecer em um endereço, existem diversas localidades em que você poderá morar muito perto da cidade do Porto e também trabalhar e isso da uma grande diferença no valor do aluguel.

Recomendo sempre no primeiro momento, fazer um aluguel temporário, com prazo menor para te dar flexibilidade na mudança.


Outro problema relacionado ao aluguel é que muitos senhorios (como são chamados os proprietários em Portugal) estão pedindo de 3 a 6 meses de aluguel antecipado caso o inquilino não tenha fiador.


É importante se planejar financeiramente antes da mudança para que isso não seja um problema.


Eu gosto bastante do aplicativo Idealista, é uma ótima ferramenta de apoio durante a fase de pesquisas para ter ideia exatamente dos valores do tipo de imóvel e localização que você precisa.


https://www.idealista.pt/arrendar-casas/porto-distrito/mapa


(não temos parceria nem ganhos financeiros com essa indicação, é apenas por confiança nos serviços já testados por clientes)


BAIRROS DO PORTO - ONDE MORAR?


São sete freguesias:


Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde;

Bonfim

Campanhã

Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória;

Lordelo do Ouro e Massarelos;

Ramalde


Dentro dessas freguesias, estão os bairros e neles você encontrará uma diferença também no valor do aluguel.

Campanhã por exemplo, é menos valorizado pois tem mais problemas com segurança do que os demais.


CUSTO DE VIDA


Depois de definido o aluguel que certamente é a maior conta que você precisará pagar, chegou a hora de entender um pouco mais sobre o custo de vida na cidade do Porto.

É sempre muito arriscado falar de custo de vida pois esse valor varia muito de acordo com o tipo de vida que você quer ter.

Você encontrará em muitos sites algumas estimativas porém é sempre muito importante ajustar à sua realidade.


Vamos falar sobre alguns valores médios de serviços baseado nos clientes que temos e não, em matérias já publicadas, esperamos assim que seja uma visão bem realista e atualizada.


  • Aluguel de um apartamento com dois quartos, um banheiro, sem ar condicionado e com aquecimento central: 1000,00 euros

  • Internet e dois planos para celulares: 100,00 euros

  • Eletricidade, água, gás e lixo: 150,00 euros (nesse ponto a variação pode ser grande, falaremos sobre só isso em um post)

  • Transporte público para duas pessoas: 80,00 euros

  • Supermercado: 500 euros (esse ponto também precisa ser avaliado individualmente pois o valor pode variar muito de acordo com seus hábitos, recomendamos que acesse um site de supermercado e faça uma simulação de compra mensal)

  • Seguro de saúde: 60 euros

  • Restaurante e lazer: Em geral, você encontra boas opções de cardápio para duas pessoas com sobremesa por 40,00 euros

Considere essas estimativas foram feitas por pessoas que estão morando na cidade do Porto em Maio de 2019.


TEM EMPREGO NA CIDADE DO PORTO?


É fato que é na cidade do Porto que estão as melhores oportunidades de emprego do norte do Portugal. É a cidade com o maior número de grandes empresas e multinacionais. Se pudéssemos comparar as cidades eu diria que Porto é a nossa cidade de São Paulo e Lisboa, nosso Rio de Janeiro.

Existem oportunidades na indústria, setor de serviços, atividades portuárias, e tecnologia. Claro, como em toda a Europa, na área de turismo também.

Então porque muitos brasileiros estão voltando ao Brasil porque não conseguiram emprego em Portugal?


É sempre importante reforçar que a taxa de desemprego ter caído, não significa que terá emprego garantido. Você precisa pesquisar a sua área e saber dos pré requisitos para cada oportunidade. Muitos decidem morar em Portugal por causa do idioma porém na hora de procurar emprego, o Inglês é necessário em quase todos os setores.

Vale se informar bem antes de tomar qualquer decisão.


CLIMA NO PORTO


Lembra da comparação entre São Paulo e Rio de Janeiro? Também podemos aplicá-la ao clima. A cidade do Porto tem muito mais dias cinzas do que em Lisboa e chove quase o dobro da média de Londres, conhecida mundialmente por seus dias cinzas e chuvosos.

As estações com mais chuvas são outono e inverno.

As temperaturas são mais amenas que no restante da Europa, no verão pode chegar a 35 e no inverno varia entre 5 e 15.


EDUCAÇÃO


Se você ou seus filhos pretendem estudar, o Porto é sem dúvida uma ótima opção de cidade.

Lá encontram-se a universidade do Porto, Universidade Católica Portuguesa, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusófona, Universidade Lusíada, Instituto Politécnico e a Escola da Ponte.



Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre a vida no Porto? Manda pra gente.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com