Cidades Irmãs

Atualizado: 17 de Dez de 2019

MAROSTICA e SÃO BERNARDO DO CAMPO


Participei em Marostica na Itália, da visita do secretário de Cultura de São Bernardo do Campo que veio conhecer e reforçar os laços de irmandade entre as cidades.

Após a cerimônia oficial em que participaram o Prefeito da cidade e um grupo de representares, foi feita uma agenda para conhecer a região, alguns comerciantes e um pouco da cultura local.


O QUE É UMA CIDADE IRMÃ?


Para quem não conhece esse conceito, é uma iniciativa global e tem o objetivo de aumentar o intercâmbio entre as cidades que tem algum ponto em comum seja econômico, geográfico, cultural ou mesmo um fator histórico.

Me chamou a atenção, desde a minha primeira visita à Marostica no interesse que há em manter vivo esse elo.

Para os americanos, também há um interesse grande pois eles entendem que o projeto é uma ferramenta útil e gratuita que a cidade tem em uma economia cada vez mais globalizada.

Você conecta a administração das duas cidades, agiliza a troca de informações, cria intercâmbios culturais, parcerias comerciais, e outras iniciativas conjuntas.


SÃO PAULO


São Paulo por exemplo, se comunica com as cidades americanas muito bem como a relação com Houston sobre energia, com Miami sobre turismo, com New York por serem centros financeiros e assim por diante.

É um ciclo virtuoso e a troca entre culturas e experiências tão distintas é sempre muito rica.

Na biblioteca da cidade de Marostica tem aulas de Português, Francês e Japonês que são as línguas das cidades irmãs.


AULAS DE ITALIANO NAS ESCOLAS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO


As escolas municipais de São Bernardo terão aula de italiano para as crianças a partir de Agosto.


VALOR CULTURAL


É um projeto valioso, há muito o que possa ser feito para a consolidação das relações internacionais e beneficiar a economia local. Trabalhar no fortalecimento dos municípios é fundamental para superar a crise econômica por isso temos que apoiar, valorizar e ajudar a ampliar o projeto entre cidades- irmãs.

Se você esta pensando em se mudar, procure saber a relação de cidades irmãs e tente encontrar uma que se identifique. É sempre muito mais fácil se integrar à sociedade através de pontos de interesse em comum e sem dúvida facilitará muito sua chegada na nova cidade.


TURISMO


Para turismo, também é muito interessante visitar uma cidade irmã.

Normalmente existem associações prontas para te receber e proporcionar uma imersão muito maior na região do que você poderia fazer sozinho.


PARIS E ROMA


Uma curiosidade sobre esse assunto é que as cidades de Paris e Roma são irmãs e fizeram um acordo de exclusividade, o acordo se resume na frase:

"Apenas Paris é digna de Roma, apenas Roma é digna de Paris"



E ai? Concordam?

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com