Como alugar seu imóvel na Itália

Atualizado: Jan 7

Se você esta pensando em morar na Itália, você certamente já esta preocupado com a locação do seu primeiro imóvel. Caso não esteja, é hora de entender melhor porque isso pode ser um problema no seu planejamento.


Nesse post explicamos porque é tão difícil alugar um imóvel na Itália


TIPO DE IMÓVEL


MONOLOCALE, BILOCALE, TRILOCALE


Essa nomenclatura é usada para definir quantos ambientes tem no imóvel, sem contar o banheiro.


Monolocale tem um ambiente + o banheiro, pode ser equiparado com um Studio.

Bilocale é um imóvel com dois ambientes + banheiro. Geralmente composto por um quarto e sala com cozinha aberta e assim por diante.


É importante observar que muitos imóveis que possuem descrição de 2 banheiros, podem não ser dois banheiros completos e sim, um banheiro + lavabo.


TIPOS DE CONTRATO


Existem 3 tipos de contratos, o mais comum é o contrato conhecido como 4 più 4, que são 4 anos de contrato com renovação automática por mais 4 anos.

Uma variação é o contrato 3 più 2 e tem também o contrato temporário que pode durar de 6 meses à 3 anos e que normalmente é feito para estudantes.


O QUE SIGNIFICA CONTRATO IN NERO?


Nas negociações feitas direto com os proprietários, pode ser que ofereçam fazer o contrato in nero, que significa não registrar o contrato.

A taxa para registro é de 2% sobre o valor do aluguel que deve ser dividido entre as duas partes e o registro garante direitos de deveres diante da lei.

Para quem vai fazer o processo de reconhecimento de cidadania italiana, é obrigatório ter o registro do contrato de aluguel.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA


Se for cidadão europeu, você precisará do seu cartão de identificação. Se não for cidadão, precisará do Codice Fiscale que qualquer pessoa pode fazer na Agenzia dell'Entrate, Permesso di Soggiorno que é o visto para permanência na Itália e o proprietário pode ainda exigir um comprovante de renda.


CAPARRA


A caparra na Itália é exatamente o caução no Brasil, pode ser pedido de 1 a 3 meses do valor do aluguel que deve ser devolvida integralmente no final do contrato caso o imóvel não tenha sofrido nenhum prejuízo.


CUIDADOS


AQUECIMENTO = RISCALDAMENTO


Como na maior parte do tempo faz frio, é importante entender o tipo de aquecimento do imóvel para não ter surpresas na conta de gás.

Basicamente existem dois tipos de aquecimento = riscaldamento.


Riscaldamento autonomo e Riscaldamento centralizzato.


Como o próprio nome já diz, no autônomo você paga a conta apenas do seu consumo. No centralizado você divide a conta com os demais moradores do condomínio, o que acaba te deixando sem opção nenhuma de controlar ou economizar.

Essa conta durante o inverno pode ser um problema no seu orçamento.


DESPESAS DE ÁGUA, LUZ, CONDOMÍNIO


É comum alguns proprietários sugerirem um valor fixo dessas despesas por mês e propor que não sejam alteradas as contas de consumo para seu nome, oferecendo isso como facilidade principalmente em contratos temporários.

Fique atento, eu mesma já fui vítima dessa "facilidade" e em um contrato temporário eu fiquei 3 dias sem gás no apartamento porque o proprietário não pagou a conta.

Nessa situação, com contrato in nero e sem as contas de despesas em seu nome, você fica totalmente vulnerável e refém do proprietário.

Alugue, assine o contrato e assuma suas contas. O seu dever cumprido é o que te dá também, direitos.


FRAUDE EM ALUGUÉIS


Conhecida como "Truffa del Finto Appartamento" que significa "fraude do apartamento falso" é um problema que tem crescido em diversos países e atinge principalmente imigrantes que estão negociando à distância.

A fraude é muito básica mas existem muitas pessoas que se deixam levar pela empolgação de encontrar uma oportunidade incrível e não buscam profissionais ou pessoas que possam validar essa negociação de modo seguro ou não ficam atentos aos detalhes necessários para evitar esse tipo de situação.

Se você esta buscando seu imóvel, fique tranquilo é simples evitar FRAUDES EM ALUGUÉIS.

Não deposite nenhum valor em conta de terceiros, todo e qualquer pagamento deve ser feito diretamente a empresa que esta intermediando o negócio, seja airbnb ou qualquer outra.


Eu não recomendo nenhum tipo de negociação, diretamente com o proprietário do imóvel, à distância. Você corre diversos riscos e trata-se do seu primeiro local de residência em um país totalmente novo.

Se não conhece ninguém no local que possa te ajudar, recorra aos temporários através de empresas sérias e qualquer valor faça apenas à essa empresa e jamais a terceiros.

Dessa forma, você consegue evitar qualquer tipo de fraude.


Lembre-se, ninguém tem total interesse em alugar um imóvel para uma pessoa totalmente desconhecida, estrangeira, que não tenha documentos ainda no país.

Siga o velho e bom ditado: Se a esmola é demais o Santo desconfia.



Mais uma vez, o Planejamento financeiro será muito importante nessa etapa. Prepare-se para gastar de 4 a 5 aluguéis logo no primeiro mês de contrato entre caparra e imobiliária se for o caso.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com