Entenda as mudanças que ocorreram no Golden Visa

Atualizado: Jun 4


Essa semana, o Parlamento Português oficializou as novas regras ao incentivo do Golden Visa, um tipo de visto concedido à pessoas que comprasse um imóvel de pelo menos 500 mil euros no país.

Esse visto dá direito à viver em Portugal e circular livremente por toda a comunidade europeia.

A decisão não foi suspender o incentivo mas sim, bloquear apenas para compra de imóveis em Lisboa e Porto, as duas maiores e mais valorizadas cidades do país.

Quem quiser comprar um imóvel para usufruir desse benefício, terá que se afastar um pouco dos grandes centros.

A decisão tem dois lados, ajudará no desenvolvimento de cidades portuguesas pequenas que é o objetivo do incentivo, mas deve afastar quem usava isso como oportunidade de investimento.

Depois da China, o Brasil é o segundo país que mais usufruiu desse incentivo desde que ele foi criado. Segundo o SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, 90% dos vistos emitidos foram através de compra de imóveis.

Essa decisão aconteceu, depois de uma forte pressão de ONGs e instituições europeias após ser divulgado o relatório da Comissão Europeia que indicava riscos de segurança e falta de transparência no regime do Golden Visa de Portugal. Muitos ainda questionam a "venda" de um visto.

Além de combater a corrupção, o objetivo dessa proposta é desenvolver as cidades vizinhas e equilibrar a alta dos preços que os imóveis em Lisboa e Porto vem apresentando nos últimos anos.

Vale lembrar que a decisão não afeta quem já estava em processo de finalizar o visto.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com