Investimentos no exterior, vale a pena?

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Primeiro me diga se você investiria seu patrimônio inteiro na Bolívia?


Agora imagina que eu faça essa pergunta a um europeu ou americano, você acha que ele deixaria 100% do patrimônio dele no Brasil?


Nós só deixamos 100% do nosso patrimônio no Brasil porque somos brasileiros e o acesso aos bancos é mais fácil.


Termos nascido no Brasil certamente nos favorece porque conhecemos o país, as notícias são mais claras e entendemos minimamente o que está acontecendo na política o que nos permite avaliar melhor os investimentos. Depois que mudamos, se mantivermos dupla residência fiscal, poderemos manter investimentos e ter retornos melhores do que em diversos países europeus por exemplo, mas atenção, o % de retorno é mais alto mas é preciso lembrar que um retorno de 5% em real não é melhor melhor do que um retorno de 3% em dólar ou euro dependendo de quanto o real estiver desvalorizado.


A conta não é simples assim e precisa levar em consideração os riscos, tributos e burocracias envolvidas.


O Brasil não é um país seguro e a melhor forma de analisar um cenário é sempre um olhar histórico.


Resumidamente podemos olhar para o período republicano que foi uma tragédia, populismo, moratórias, hiperinflação, confisco de poupanças e escândalos de corrupção.


Apenas no século XX o Brasil teve 9 moedas diferentes sendo que 4 foram criadas cortando-se 3 zeros da moeda anterior o que significa uma mega desvalorização.


Se você achou que o período de tempo é muito grande, vamos fazer algumas comparações importantes:


O dólar foi criado em 1775

O franco suíço foi criado em 1798

A libra esterlina foi criada no século VIII


Todas moedas fortes e sem nenhuma mudança desde então.


Os países de moeda forte possuem as mesmas características: alto grau de estabilidade política e econômica, baixa inflação, sistema bancário sólido, respeito às leis e à propriedade privada como por exemplo Suíça, Inglaterra, Luxemburgo, Estados Unidos, Cingapura.


Na lista dos 50 bancos mais seguros do mundo, não consta nenhum banco brasileiro.


Então, efetivamente, quais os riscos de manter 100% do seu patrimônio no Brasil?


Ter patrimônio atrelado a moeda fraca, risco de controle de capital, confiscos, riscos de novas tributações sobre movimentações financeiras como IOF e CPMF, só para começar.


Imagina que você tenha seu patrimônio todo no Brasil, viva na europa e o euro continue se valorizando e chegue a 5, depois 5,5 faça as contas e veja quanto você perde apenas nessa situação. Por isso, é muito importante que no planejamento financeiro seja considerado um investimento em uma moeda estável e equivalente à sua nova vida.


Existem vários motivos para abrir uma conta no exterior e montar estruturas de investimento, além da segurança, você também pode ter redução de custos e burocracias na passagem de herança e menores cargas tributárias, tudo dentro da lei.


É possível fazer abertura de conta e investimentos em outros países sem precisar viajar, alguns bancos nem exigem valores altos mas é claro que quanto maior o valor, mais opções de banco e produtos você terá.


Para quem está de mudança ou pretende morar fora um dia, a melhor forma de fazer isso é abrindo uma conta na moeda que pretende viver e fazer o cambio gradualmente assim você não fica sujeito a ter que enviar todo o valor numa alta do cambio por exemplo.


São dois caminhos, abrir conta em banco de varejo para enviar valores menores e fazer um saldo em euro para a vida na europa e outro caminho é buscar uma casa de investimento para começar a diversificar patrimônio.


É sempre bom trabalhar com profissionais experientes e se possível com indicação de quem já conhece os serviços.


Investir fora não é tão difícil, é seguro e é fundamental para quem quer viver em uma moeda mais forte.


A assessoria Imigrei oferece o serviço de planejamento financeiro de vida e de patrimônio, nosso time conta com economista, tributarista e contador, todos especializados em dupla residência fiscal, para garantir que você não tenha nenhum problema e tenha acesso às melhores estratégias nos dois países.





Entre nossos parceiros temos bancos no Brasil e Casas de Gestão de Patrimônio em alguns países. Consulte-nos para maiores informações.




  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com