Morar em Portugal - Atual sonho de muitos brasileiros

Atualizado: 17 de Dez de 2019

Nos últimos anos, Portugal está no topo da lista dos países mais desejados para viver e essa não é só uma moda que os Brasileiros aderiram, estamos juntos com muitos Chineses, Franceses, Italianos e outras nacionalidades principalmente da Europa.

Com esse número crescendo junto com o turismo, a pergunta que fica martelando é: Cabe todo mundo?

A resposta é óbvia, não cabe e na prática, já podemos ver o impacto no serviço público que é o primeiro a ter problemas.





PARAÍSO


Um País lindo com baixo custo de vida, bons serviços públicos, segurança, benefícios fiscais…assim Portugal se vendeu ao mundo. Quando comparamos isso ao Brasil, fica fácil dizer que nem conseguimos encontrar problemas por lá, já que até a língua é a mesma.

Em primeiro lugar é preciso lembrar que não tem milagre e que não existe lugar perfeito.


CUSTO DE VIDA E SALÁRIO


Com a alta procura, o custo de vida já não é tão baixo e os serviços públicos já não são tão bons. O salário mínimo de Portugal é um dos menores da Europa, em 2018 teve um reajuste e passou para 580,00 euros enquanto que na França esta em 1.498,47 euros, por exemplo.

Por esse motivo é que o custo de vida, é mais baixo em relação aos vizinhos, esse custo esta diretamente ligado ao poder de compra, como em qualquer outra economia.

Os altos preços dos imóveis estão sendo pagos por dinheiro de estrangeiros o que parece ser excelente para o crescimento do país mas que também causa alguns problemas para muitos Portugueses.

Morar em Lisboa passou a ser um luxo e paga-se muito por imóveis muito pequenos forçando o crescimento de regiões mais afastadas do transporte público e ainda não tão estruturadas.


LISBOA E PARIS


Em um evento para investidores no Brasil, que tinha o objetivo claro de vender imóvel atrelado ao Golden Visa, ouvi o argumento de que é um bom momento para comprar imóvel em Lisboa pois o metro quadrado ainda não atingiu o valor do metro quadrado de Paris e a tendência é que isso aconteça nos próximos anos.


É um argumento muito perigoso e questionável, sabemos que Lisboa tem sido procurada pelos turistas exatamente por ser um destino mais barato, se for custar o mesmo que Paris, é difícil dizer que essa mesma procura se manterá.


É o mesmo que dizer que Lisboa tem espaço para aumentar todos os preços porque em Paris, tudo é mais caro. Não se compara cidades tão distintas dessa forma simplista.

Antes de tomar qualquer decisão é preciso avaliar diversos aspectos: a primeira pergunta a ser respondida deve ser: Quanto você vai ganhar nessa cidade e quanto precisará gastar para ter a vida que deseja?


Basicamente isso é que vai fazer você concluir se a mudança faz sentido ou não financeiramente, depois existem todos os outros aspectos que devem ser considerados em uma mudança.


BRASILEIROS ENDIVIDADOS EM PORTUGAL


Existem muitos brasileiros endividados hoje em Portugal pois consideraram a taxa de juros baixa porém, o euro vale no mínimo 4x o nosso dinheiro e essa conta precisa ser feita ao considerar usar seu patrimônio lá.


Algo que não encontramos nos planejamentos é a questão tributárias que é bem diferente do Brasil.


Faça e refaça todas as contas, considere tudo que vai abrir mão e considere o estilo de vida do país de destino.


FALAMOS A MESMA LÍNGUA


Esse é mais um ponto que deve ser avaliado com cuidado. Mudar para um país que fala a mesma língua é sem dúvida muito mais confortável, o dia a dia fica muito mais fácil e ajuda na hora de resolver um problema, um documento e até para fazer amigos.


O problema é que para encontrar um trabalho em Portugal, será muito importante falar inglês principalmente se for trabalhar com algo relacionado a turismo.


Além disso, não é porque falamos a mesma língua que a cultura é similar. Quando você chega em um novo país, precisa estar disposto a entender a cultura local e se adaptar a ela.


Sempre sugiro que se tiver possibilidade, passe um tempo maior no país antes de tomar uma decisão definitiva e o mais importante, vá legalmente pois as chances de sucesso aumentam muito.


POSSO IR COM VISTO DE TURISTA?


Hoje em dia está cada vez mais difícil entrar com visto de turista e se regularizar. Isso nunca foi correto mas com o aumento de pessoas, eles estão dificultando todos os processos.

Se você quer mudar de vida, não recomendo chegar no país de forma errada.

Com calma, planeje, aguarde o tempo que for preciso e depois, faça a mudança.


Pode dar muito certo e muito errado, depende como em tudo na vida, da qualidade do seu planejamento e da consciência da sua decisão.


O paraíso na verdade, depende de você.


Boa viagem!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com