O que é autorização de viagem ETIAS

ETIAS é a sigla para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem.

Esse programa foi criado pela União Europeia com o objetivo de proteger as suas fronteiras e principalmente, identificar ameaças ou riscos de visitantes que viajam para os países da Área Schengen.

A partir de 2021 todos os visitantes que quiserem ir a um dos 26 países membros do Schengen, precisarão da autorização ETIAS.

A autorização ETIAS ou visto europeu como tem sido popularmente chamado, foi criado para estadias de até 90 dias seja uma viagem de negócios ou turismo.


ETIAS PARA A EUROPA


Até agora, 60 países já foram qualificados e os cidadãos devem solicitar o ETIAS antes da viagem, entre eles, Brasil.

O sistema vai avaliar os viajantes, todas as informações fornecidas serão cuidadosamente verificadas e pode ser aprovado ou negado.

Ao ser aprovado, o ETIAS terá validade de 3 anos mas ou até a expiração do passaporte, o que acontecer primeiro.


TODOS OS PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA PRECISAM DE ETIAS?


Alguns países da União Europeia como a Bulgária, Romênia, Croácia, Chipre e Irlanda, não fazem parte do Espaço Schengen e por isso, manterão as suas próprias regras para vistos.

Para cidadãos da União Europeia nada muda, não precisa de passaporte e nem visto para circular em qualquer país da Europa, independente de estar ou não no Espaço Schengen.



ETIAS: COMO VAI FUNCIONAR?


A Autorização de viagem ETIAS, será parecida com a feita hoje para o Canadá. A solicitação será online, basta preencher o formulário.

Você precisará de um passaporte válido, e-mail e um cartão bancário para pagar a taxa de inscrição.


Após preencher todas as informações pessoais, haverá uma série de perguntas relativas à segurança. Assim que a inscrição for analisada, o solicitante a receberá no endereço de e-mail fornecido.


ETIAS EM 2021


A Comissão Europeia informou que o sistema de autorização de viagens ETIAS vai ser obrigatório a partir de 2021 porém, é a segunda vez que o projeto é atrasado então vale a pena acompanhar.

O Parlamento e a Comissão da UE irão disponibilizar o suporte financeiro necessário para a implementação do ETIAS e o seu desenvolvimento já teve inicio.


A intenção não é complicar e sim, controlar. A promessa é que o sistema será simples e a taxa baixa, nada que dificulte o turismo a esses países.

O solicitante que tiver seu pedido recusado poderá entrar no sistema e pedir revisão.


A previsão é que 95% dos casos sejam aprovados quase que automaticamente.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

www.imigrei.com.br | São Paulo, Brasil | Veneza, Itália | Lisboa, Portugal

imigreibr@gmail.com