
2020 começou com uma boa notícia, o salário mínimo em Portugal aumentou 5,83% passando para 635,31 euros. Ainda assim, Portugal continua na lista dos países com os menores salários mínimos da Europa.
De acordo com algumas pesquisas, o salário médio em Portugal gira em torno de 950,00 euros mas esse número não é oficial e não encontramos atualizações em 2020.
Segundo o governo português, mais de 1/4 da população de Portugal recebe apenas um salário mínimo, que é também um número elevado se comparado aos vizinhos.
Um fato interessante e positivo é que o desemprego vem caindo em Portugal e a qualidade de vida continua sendo um dos fatores que leva muitos estrangeiros ao país.
Por outro lado, o problema tem sido a alta no custo de vida, com o aumento da procura pelo país, os valores médios subiram e impactaram principalmente o valor dos aluguéis. No Porto ou em Lisboa, na maioria das vezes os valores serão mais altos do que o salário mínimo.
Muitas pessoas nos perguntam se é possível viver com um salário mínimo em Portugal. Bom, possível deve ser já que 1/4 da população consegue porém, diríamos que é possível sobreviver, reduzindo muito os gastos e principalmente, morando fora de Lisboa e Porto.