Tech Visa foi criado com um objetivo muito claro, atrair profissionais de TI brasileiros mas atenção, para ser elegível, o candidato precisa ser contratado por uma das empresas que tenham aderido ao programa junto ao Ministério da Economia de Portugal.
Essas empresas são obrigadas a provar que são inovadoras e têm capacidade de crescimento em Portugal e mercados externos.
Tentando se posicionar como um hub tecnológico da Europa e buscando uma recuperação econômica, o país investe nos jovens que querem se mudar para a Europa e possuem qualificação necessária.
O problema todo gira em torno dos salários de Portugal serem menores do que as médias da Europa. Esses profissionais são altamente qualificados e podem concorrer à vagas em outros países com melhores benefícios.
Ainda assim, Portugal aposta nos benefícios de ter uma proximidade cultural e de falarem a mesma língua, que às vezes não é importante para o profissional mas é importante para a adaptação dos familiares. Além é claro de ter o inverno menos rigoroso do que os países que são hoje referência para esse setor.
Por conta do incentivo, o visto é menos burocrático e mais rápido já que entra em uma fila especial de análise.
Hoje começou em Portugal a Web Summit, a maior feira de tecnologia do mundo e espera receber 70 mil pessoas.
Esse é só mais um dos sinais de que Portugal tem realmente se posicionado no setor.
